Avançar para o conteúdo principal

Limpar Portugal 2012

Há dois anos atrás colaborei no Limpar Portugal, e apesar de ter andado no meio do lixo, com chuva e mosquitos, foi uma experiência gratificante.
No próximo dia 24, vamos voltar a apanhar o lixo dos "porquinhos".


Durante e após o primeiro evento de 2010, houveram muitas pessoas a sugerir que se deviam criar campanhas de sensibilização e formação, aumentar e melhorar a vigilância policial; tudo no sentido de prevenir. Passaram-se dois anos e aquele entusiasmo inicial, arrefeceu e ficou quase tudo na mesma, é mais fácil apanhar o lixo (porque afinal, é apenas 1 dia), do que unirem-se para prevenir estas situações. Por experiência própria, sei que é complicado juntar o povo português para alguma causa de cariz comunitário. Até numa simples associação de pais da escola, as pessoas criam conflitos de interesses e muita inércia; mas quando há porco no espeto à mistura, aparecem multidões.

Além das corporações normais da polícia, existem a polícia municipal e a ambiental, mas o lixo continua a céu aberto. Mesmo que as autoridades colaborassem, ainda havia outros problemas: Quem vai apanhar o lixo? Para onde vai? Os prevaricadores serão autuados e repreendidos? Mistérios dignos dos Ficheiros Secretos...

Estes problemas só vão acabar, quando as pessoas decidirem que a política não é apenas para os políticos, que a política é da responsabilidade de todos.

Defendo, que em cada autarquia devia haver uma associação de cidadãos responsáveis, com a função de zelar, vigiar, as actividades dos organismos camarários. As contas da autarquia, deviam ser completamente transparentes, para evitar qualquer tipo de corrupção.

Apesar do meu descontentamento, peço-vos que participem nesta acção, pois é importante dar-mos um bom exemplo aos outros, pois só assim é que as coisas evoluem. Encontro-vos no Limpar Portugal, no próximo dia 24!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Captar e armazenar água do nevoeiro

Se vive numa zona em que chove pouco, experimente recolher a humidade do ar durante a noite, da seguinte forma:

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis

Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis. Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena. Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo. Ideia Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lu