Avançar para o conteúdo principal

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis



Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis.
Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena.
Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo.

Ideia

Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lugar, desde que possuam uma ligação à Internet. As Eco Aldeias podem ser criadas de raiz ou projetos para recuperação de aldeias antigas, abandonadas. As casas podem ser de construção muito económica e simultaneamente eficientes. Antigamente, as casas eram feitas de adobes e duravam muitos anos. Ou seja, se usarmos materiais de origem local podemos poupar muito dinheiro, desde que sejamos nós a mão de obra. A escolha para o local é muito importante, devemos preferir sítios com o máximo de recursos naturais disponíveis. Se houver uma queda de água, pode servir para gerar electricidade, se houver nascentes de água também será ótimo, muitas rochas é bom para construir casas.

Para refletir

Para morar nestas aldeias não é necessário sermos radicais e abdicar das tecnologias, pelo contrário, devemos e podemos usa-la para nos servir, desde que o façamos com responsabilidade respeitando a Natureza. Por exemplo, é possível implementar meios para gerar eletricidade sem poluir, tratar águas residuais sem químicos, usar materiais biodegradáveis, etc.

Links que extrai da reportagem:

http://www.tamera.org/- A única Eco Aldeia em Portugal
http://portugal.ecovillage.org/- Rede Portuguesa de Eco-aldeias e Comunidades Sustentáveis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Geladeira ecológica sem electricidade (Zeer pot)

"Mohammed Bah Abba, um professor nigeriano desenvolveu esta geladeira que não utiliza eletricidade para ajudar as famílias mais carentes que não tinham energia elétrica em suas casas. As 5.000 primeiras unidades fabricadas foram doadas para as famílias mais necessitadas. Na antiguidade já se utilizava vasos de cerâmica para manter água e alimentos frescos, mas Mohammed teve a ideia de usar dois potes."