Avançar para o conteúdo principal

Permacultura - Muito mais do que agricultura



A Permacultura é um método holístico que permite projetar, atualizar e sustentar sistemas à escala humana: jardins, vilas, aldeias e comunidades sustentáveis a nível ambiental, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Em Portugal usufruímos de excelentes condições geográficas para praticar este método. No entanto, falta-nos o espírito comunitário e associativo. Podíamos ter uma agricultura mais competitiva, se houvesse mais cooperativas agrícolas, mais associatividade. Há quem olhe com desconfiança a situação agrícola nacional, mas a verdade é que, atualmente ser um pequeno agricultor, não deve ser sinónimo de trabalho duro. Na verdade, a agricultura pode ser uma atividade agradável, se tivermos sabedoria suficiente para a planejar e gerir. O sucesso também depende da nossa capacidade de sermos criativos, pois existem sempre formas de simplificar e facilitar o nosso trabalho. Se não o conseguimos sozinhos, podemos consegui-lo em comunidade, ou associativismo. A Internet tem-se mostrado uma bênção a unir pessoas e interesses.
A seguir, deixo-vos algumas ligações para o que se faz de Permacultura em Portugal e no Brasil:


Em Portugal

No Brasil
Qual a sua opinião?
Se desejar comente!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Captar e armazenar água do nevoeiro

Se vive numa zona em que chove pouco, experimente recolher a humidade do ar durante a noite, da seguinte forma:

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis

Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis. Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena. Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo. Ideia Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lu