Avançar para o conteúdo principal

Comércio justo

Breve definição

"O Comércio Justo (CJ) é um movimento social e económico que pretende construir uma alternativa ao comércio convencional. Ao contrário deste, que tem em conta apenas critérios económicos, o CJ rege-se também por valores éticos que incluem aspectos sociais e ambientais. Significa colocar o comércio, quer de produtos quer de serviços, efectivamente ao serviço das pessoas, buscando o desenvolvimento sustentável das comunidades locais e do mundo como um todo. O que implica, antes de mais, um trabalho digno para todas as pessoas envolvidas e a adequação das actividades económicas às suas necessidades e aos seus interesses."

A minha opinião


Penso que podíamos criar em Portugal uma instituição com o objectivo de dinamizar, gerir, formar e distribuir os produtos nacionais de origem agrícola e artesanal, como uma espécie de cooperativa a nível nacional. Nas lojas de Comércio Justo, vemos essencialmente produtos estrangeiros. Ora, dada a situação económica em que Portugal, devíamos dar prioridade aos produtos de origem nacional. Na realidade, já existe a "Cooperativa de Comércio Justo", mas falta a adesão.
Penso que, a força económica de um país está nos pequenos produtores. O Povo precisa de aprender a associarem-se e a viver em comunidade. Como bem sabemos, há falta de ética na política e administração nacional, por isso mesmo é que está na hora dos cidadãos de bem, participarem na política, através de movimentos, como o "Movimento 12 de Março" e "Plataforma 231". Estes movimentos são a solução certa, se as pessoas aderirem. 
O Comércio Justo, é mais do que um movimento económico, é especialmente de carácter social.

Revisão em 06-11-2019
Infelizmente os movimentos supra-mencionados já não existem, por isso anulei as ligações que já não funcionavam. Os links externos também foram substituídos por mais recentes.


Links externos


https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/comercio-justo-quando-os-rotulos-servem-para-denunciar-injusticas-do-mercado-448674

https://www.cidac.pt/index.php/o-que-fazemos/centro-de-recursos/documentacao/dossies-de-informacao/economia-solidaria-por-um-comercio-justo-transformador/









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Captar e armazenar água do nevoeiro

Se vive numa zona em que chove pouco, experimente recolher a humidade do ar durante a noite, da seguinte forma:

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis

Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis. Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena. Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo. Ideia Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lu