Avançar para o conteúdo principal

Prepare-se para o Inverno


Chegou o Outono e os dias estão a ficar mais curtos e especialmente frios. É a altura de preparar a sua casa para o frio. Comece por isolar as portas e janelas, se houver necessidade. As janelas modernas com vidros duplos já estão suficientemente preparadas, mas nas mais antigas, pode usar fitas de calafetar auto-adesivas, encontra nas lojas de ferragens, ou nas grandes superfícies comerciais, tais como, AKI e IZI.
Outra forma eficaz de controlar a temperatura da sua casa, é isolar o sótão com mantas de lã de rocha, este material é altamente isolante, ao nível térmico e acústico, para além de ser ecológico e económico.

Além disto, existem pequenas outras coisas que poderá fazer em sua casa, para que fique mais quentinha:
  • Use mais tapetes, especialmente, aqueles mais espessos e felpudos.
  • Use lençóis de flanela, ou uns mais recentes, os térmicos.
  • Coloque um painel com uma folha de alumínio colada, entre a parede e o radiador de calor.
  • Não ponha cortinas em frente aos radiadores, pois estas conduzem o calor para a janela e para fora da divisão.
  • Agasalhe-se  melhor dentro de casa, pois assim, evita ligar mais um aquecedor.
  • Se possui uma lareira, pense em investir num recuperador de calor. Se quiser poupar em lenha e acendalhas, compre um serrote de arco e aos fins-de-semana, vá passear com a sua família até às florestas e recolha caruma dos pinheiros, cascas dos Eucaliptos e pinhas. Estes materiais abundam no chão, nesta época. Quanto à lenha, recolha e corte apenas ramos caídos, devido aos ventos fortes há muito espalhados pelo chão. É uma actividade saudável, económica e ecológica.
Se tiver mais dicas, partilhe-as nos comentários.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Captar e armazenar água do nevoeiro

Se vive numa zona em que chove pouco, experimente recolher a humidade do ar durante a noite, da seguinte forma:

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis

Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis. Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena. Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo. Ideia Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lu