Avançar para o conteúdo principal

Prepare-se para o Inverno


Chegou o Outono e os dias estão a ficar mais curtos e especialmente frios. É a altura de preparar a sua casa para o frio. Comece por isolar as portas e janelas, se houver necessidade. As janelas modernas com vidros duplos já estão suficientemente preparadas, mas nas mais antigas, pode usar fitas de calafetar auto-adesivas, encontra nas lojas de ferragens, ou nas grandes superfícies comerciais, tais como, AKI e IZI.
Outra forma eficaz de controlar a temperatura da sua casa, é isolar o sótão com mantas de lã de rocha, este material é altamente isolante, ao nível térmico e acústico, para além de ser ecológico e económico.

Além disto, existem pequenas outras coisas que poderá fazer em sua casa, para que fique mais quentinha:
  • Use mais tapetes, especialmente, aqueles mais espessos e felpudos.
  • Use lençóis de flanela, ou uns mais recentes, os térmicos.
  • Coloque um painel com uma folha de alumínio colada, entre a parede e o radiador de calor.
  • Não ponha cortinas em frente aos radiadores, pois estas conduzem o calor para a janela e para fora da divisão.
  • Agasalhe-se  melhor dentro de casa, pois assim, evita ligar mais um aquecedor.
  • Se possui uma lareira, pense em investir num recuperador de calor. Se quiser poupar em lenha e acendalhas, compre um serrote de arco e aos fins-de-semana, vá passear com a sua família até às florestas e recolha caruma dos pinheiros, cascas dos Eucaliptos e pinhas. Estes materiais abundam no chão, nesta época. Quanto à lenha, recolha e corte apenas ramos caídos, devido aos ventos fortes há muito espalhados pelo chão. É uma actividade saudável, económica e ecológica.
Se tiver mais dicas, partilhe-as nos comentários.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis

Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis. Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena. Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo. Ideia Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lu...

Geladeira ecológica sem electricidade (Zeer pot)

"Mohammed Bah Abba, um professor nigeriano desenvolveu esta geladeira que não utiliza eletricidade para ajudar as famílias mais carentes que não tinham energia elétrica em suas casas. As 5.000 primeiras unidades fabricadas foram doadas para as famílias mais necessitadas. Na antiguidade já se utilizava vasos de cerâmica para manter água e alimentos frescos, mas Mohammed teve a ideia de usar dois potes."