Prepare-se para o Inverno


Chegou o Outono e os dias estão a ficar mais curtos e especialmente frios. É a altura de preparar a sua casa para o frio. Comece por isolar as portas e janelas, se houver necessidade. As janelas modernas com vidros duplos já estão suficientemente preparadas, mas nas mais antigas, pode usar fitas de calafetar auto-adesivas, encontra nas lojas de ferragens, ou nas grandes superfícies comerciais, tais como, AKI e IZI.
Outra forma eficaz de controlar a temperatura da sua casa, é isolar o sótão com mantas de lã de rocha, este material é altamente isolante, ao nível térmico e acústico, para além de ser ecológico e económico.

Além disto, existem pequenas outras coisas que poderá fazer em sua casa, para que fique mais quentinha:
  • Use mais tapetes, especialmente, aqueles mais espessos e felpudos.
  • Use lençóis de flanela, ou uns mais recentes, os térmicos.
  • Coloque um painel com uma folha de alumínio colada, entre a parede e o radiador de calor.
  • Não ponha cortinas em frente aos radiadores, pois estas conduzem o calor para a janela e para fora da divisão.
  • Agasalhe-se  melhor dentro de casa, pois assim, evita ligar mais um aquecedor.
  • Se possui uma lareira, pense em investir num recuperador de calor. Se quiser poupar em lenha e acendalhas, compre um serrote de arco e aos fins-de-semana, vá passear com a sua família até às florestas e recolha caruma dos pinheiros, cascas dos Eucaliptos e pinhas. Estes materiais abundam no chão, nesta época. Quanto à lenha, recolha e corte apenas ramos caídos, devido aos ventos fortes há muito espalhados pelo chão. É uma actividade saudável, económica e ecológica.
Se tiver mais dicas, partilhe-as nos comentários.




Comentários