Avançar para o conteúdo principal

Mobilidade Eléctrica

plug-in-hybrid-car-phev


O Governo lançou oficialmente em 29 de Junho passado o Programa para a Mobilidade Eléctrica, o terceiro da Europa, o primeira foi em Israel e o segundo na Dinamarca.  Está previsto uma rede com 320 locais de abastecimento de carros eléctricos em 2010 e 1 300 daqui a dois anos.

O alargamento da rede deverá coincidir com o lançamento dos automóveis eléctricos produzidos pela aliança Renault Nissan, com a qual o governo assinou um protocolo em Julho de 2008.
Paralelamente a esta rede, José Sócrates prevê conceder aos proprietários de carros eléctricos incentivos fiscais, assim como a isenção do imposto de circulação e benefícios fiscais no IRS.

Além disto, vai ser implementada uma sociedade gestora deste projecto. Os utentes dos carros eléctricos vão usar um cartão pré-pago.
Quanto aos carros que vão ser comercializados, gostei particularmente do Renault Kangoo Be Bop. Existe outro veículo merecedor de fazer parte desse acordo do Governo que é o Pininfarina B0, de origem italiana, este possui painéis solares para alimentar o ar condicionado e carregar a bateria.
Para quem ainda desconfia dos automóveis eléctricos, estes são mais eficientes a conduzir do que os com motor de combustão. Quanto à velocidade máxima, devo dizer que o limite em auto-estrada é de 120 km/h e este, é para ser respeitado. Até 130 km/h é mais do que suficiente. É importante salientar que estes veículos não “morrem” nas subidas, têm uma aceleração poderosa e uniforme.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Captar e armazenar água do nevoeiro

Se vive numa zona em que chove pouco, experimente recolher a humidade do ar durante a noite, da seguinte forma:

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis

Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis. Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena. Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo. Ideia Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lu