Avançar para o conteúdo principal

Sincronicidade




Aqui está uma palavra que não costumo ouvir no dia-a-dia e que até, nem se quer consta no dicionário.
A primeira pessoa a pronunciar-se acerca da Sincronicidade, foi o suisso Carl Gustav Jung. Ele dedicou a sua vida a pesquisar acerca do inconsciente colectivo e das coincidências significativas.

Ora, a sincronicidade é precisamente a ocorrência destas coincidências e a forma como elas interagem connosco. Estas, funcionam através do inconsciente colectivo. Jung, refere-se à sincronicidade como uma função cerebral, ou seja, algo que usamos constantemente e não nos apercebemos. Então, se possuímos esta função, podemos usá-la de uma forma consciente e controlada.
A ciência moderna não aceita este conceito da psicologia porque isto sugere que as consciências individuais estão ligadas por algo impossível para a ciência.

O leitor poderá perguntar: - O que é que isto tem a haver com a ecologia? Pois eu digo que tem tudo a haver. Para que a humanidade viva em harmonia com a natureza, é necessário que cada ser humano seja feliz como individuo e o uso consciente desta função cerebral é a solução. No entanto, é bom saber que cada vez mais pessoas procuram livros de Auto - Ajuda. Ao contrário do que muitos pensam, o individualismo não tem a haver com egoísmo, até pelo contrário, um individualista é um ser solidário, pois cultiva-se para se elevar como individuo. Jesus Cristo disse: "Ama o teu próximo como a ti mesmo", passados 2000 anos e este ensinamento ainda não foi entendido, esta é formula mágica que cura tudo.

A seguir indico algumas referência bibliográficas para aqueles que quiserem explorar e aprofundar este tema. O verdadeiro aventureiro é aquele que ousa conhecer-se a si próprio e consegue passar através da cortina escura do seu subconsciente.
- "Estar Consciente das Coincidências" de Christiane Águas.
- "A Sincronicidade, a Alma e a Ciência"de H. Reeves, Michel Cazenave.
- "Não Há Acasos" de Robert H. Hopcke.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis

Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis. Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena. Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo. Ideia Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lu...

Geladeira ecológica sem electricidade (Zeer pot)

"Mohammed Bah Abba, um professor nigeriano desenvolveu esta geladeira que não utiliza eletricidade para ajudar as famílias mais carentes que não tinham energia elétrica em suas casas. As 5.000 primeiras unidades fabricadas foram doadas para as famílias mais necessitadas. Na antiguidade já se utilizava vasos de cerâmica para manter água e alimentos frescos, mas Mohammed teve a ideia de usar dois potes."