Avançar para o conteúdo principal

Dia Mundial da Árvore


As árvores deveriam ser veneradas por todos nós, porque dão-nos muitas coisas boas: Madeira, cortiça, ar puro, sombra, comida, remédios e bem estar. Quando estiverem stressados, experimentem passear por um bosque ou floresta e já agora, abracem uma árvore. Quando voltarem a casa, vão sentirem-se muito melhores.
E que tal plantar um pinheiro?! Em primeiro lugar, encontre uma pinha com pinhões, por certo deve conhecer... ou pode perguntar na sua zona, onde há um pinheiro manso. Quando estiver em posse dos pinhões (com casca) mergulhe-os num copo com água mineral, durante 2 a 3 dias. A seguir, encha um vaso vulgar para plantas com terra preta previamente humedecida e enterre um ou mais pinhões à superfície, deixando uma ponta das sementes de fora (para apanhar luz). Depois, é só esperar umas semanas (tenha paciência) e o milagre da vida acontecerá. Aconselho a semearem mais do que um pinhão, porque por vezes alguns na rebentam. Já imaginaram a quantidade de pinheiros que contém uma pinha?!
E desde quando é que as pessoas têm pinheiros dentro de casa, em vasos? Pois é, quando os pinheirinhos crescerem até cerca de 10 centímetros de altura, convém escolher um local seguro para transplantá-los.
Trata-se de uma actividade emocionante e que deve ser partilhada, sobretudo com crianças.
Aqui vai os links para os sites: Criar Bosques e Condomínio da Terra.
Espero que tenham um dia feliz na companhia das árvores.

Comentários

  1. Parabéns por este artigo é muito útil. Vou apanhar uma pinha e semear pinheiros por todo o lado.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Captar e armazenar água do nevoeiro

Se vive numa zona em que chove pouco, experimente recolher a humidade do ar durante a noite, da seguinte forma:

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis

Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis. Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena. Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo. Ideia Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lu