Primeira pilha de hidrogénio da Agni instalada nas Piscinas Municipais


A multinacional malaia Agni vai instalar uma pilha de hidrogénio na Piscina Municipal de Santa Maria da Feira. Ontem, 16 de Outubro, foi assinado de contrato com o equipamento desportivo que será «pioneiro na utilização de pilha de hidrogénio, através de um modelo de co-geração baseado em energia renovável».

Segundo comunicado da Câmara, será substituído o actual sistema de caldeiras a gás e ligação eléctrica à EDP por uma pilha de hidrogénio.

Trata-se de um «modelo de co-geração, mais sustentável e baseado na energia renovável». Terá como finalidade prática, o funcionamento da «piscina e respectivas instalações, incluindo sistemas mecânicos de bombagem, iluminação, balneários e aquecimento de águas».

O sistema permite uma «produção de calor e electricidade (sistema de co-geração), conseguida com um nível de excelência superior e tem a vantagem acrescida de ser realizado num regime de contrato ESCO».

Concretamente, segundo a autarquia, «o cliente não paga o equipamento e é pelos valores de redução dos custos de energia que o investimento se amortiza».

Comentários