Avançar para o conteúdo principal

Primeira pilha de hidrogénio da Agni instalada nas Piscinas Municipais


A multinacional malaia Agni vai instalar uma pilha de hidrogénio na Piscina Municipal de Santa Maria da Feira. Ontem, 16 de Outubro, foi assinado de contrato com o equipamento desportivo que será «pioneiro na utilização de pilha de hidrogénio, através de um modelo de co-geração baseado em energia renovável».

Segundo comunicado da Câmara, será substituído o actual sistema de caldeiras a gás e ligação eléctrica à EDP por uma pilha de hidrogénio.

Trata-se de um «modelo de co-geração, mais sustentável e baseado na energia renovável». Terá como finalidade prática, o funcionamento da «piscina e respectivas instalações, incluindo sistemas mecânicos de bombagem, iluminação, balneários e aquecimento de águas».

O sistema permite uma «produção de calor e electricidade (sistema de co-geração), conseguida com um nível de excelência superior e tem a vantagem acrescida de ser realizado num regime de contrato ESCO».

Concretamente, segundo a autarquia, «o cliente não paga o equipamento e é pelos valores de redução dos custos de energia que o investimento se amortiza».

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Captar e armazenar água do nevoeiro

Se vive numa zona em que chove pouco, experimente recolher a humidade do ar durante a noite, da seguinte forma:

Troco isto por isso

Infelizmente, o sistema económico vigente, não serve mais os interesses do Povo. Há quem afirme que a culpa é do dinheiro, mas eu penso que é do egoísmo e da falta de honestidade de algumas pessoas, em vez de repartirem o "bolo", querem-no só para eles.

Eco Aldeias e Comunidades Sustentáveis

Recentemente, li um artigo no jornal “Dica” do Lidl, que abordava a importância das Eco Aldeias e comunidades sustentáveis. Segundo o autor, em Portugal, existe apenas uma verdadeira Eco Aldeia, e esta foi fundada por um grupo de alemães. É lamentável que não haja mais iniciativas deste género, até porque há algumas décadas atrás a maior parte das nossas aldeias eram auto-sustentáveis. Se querem provas, visitem o museu da Lousã pois vale a pena. Em Portugal temos condições excelentes para desenvolver Eco Aldeias, mas é necessário acabar com os interesses partidários na política e avançarmos com grupos de cidadãos responsáveis. Temos que dar prioridade à Terra e à vida, antes que seja demasiado tarde. Felizmente, há cada vez mais pessoas a “acordar” e em breve seremos tantos que os Média deixarão de servir os políticos para servir o Povo. Ideia Podíamos formar grupos com pessoas nas áreas de freelancer e teletrabalho. Estas pessoas em geral, podem trabalhar em qualquer lu